A Historia do Hip Hop


Hip hop é uma cultura artística que se inicou na década de 1970 nas comunidades jamaicanas, latinas a afro americanas da cidade de Nova Iorque. O criador oficial do movimento foi Afrika Bambaataa que estabeleceu características próprias do movimento como: rap, breakdance (tipo de dança), o tipo de roupa, a escrita , o grafite, a rima e as girias. Desde que o hip hop se manifestou no South Bronx, ele acabou sendo espalhado pelo mundo. No começo, o hip hop era basicamente rimas e repetições com batidas rítimicas. Hoje em dia já foram criadas novas maneiras de se fazer ele como usando djs e batidas eletrônicas. Através dele surgiram diferentes tipo de danças como o break dance, o popping e o locking.

Os termo hip veio através dos afro-americanos e significa “algo novo” e o termo hop significa “movimentos de dança”.   

Anos 2000

Hoje em dia cultura do hip hop continua crescendo cada vez mais e acabam surgindo novos talentos que marcam a história, alem disso, conseguem arrecadar dinheiro para comunidades e o mais importante conseguem tirar jovens do mundo do crime e fazerem com que tenham um futuro melhor.
Outra característica do hip-hop à partir de 2000, foi a grande popularização das músicas, clipes e shows de tal gênero. Muitas pessoas, não necessariamente com as características que marcavam o hip-hop nos anos anteriores, tiveram acesso a essa cultura emergente. Alem disso, houve tambem a valorização e aceitação desses artistas (MC's e rappers) na mídia internacional, garantido a eles uma categoria em grandes premios da música como: AMA (American Music Awards), EMA(European Music Awards) e VMA (Video Music Awards).



Anos 90

Anos 90

Nos anos 90, houve a popularização e a comercialização do hip hop, trazendo grandes nomes como Dr. Dre, Dizzee Rascal, Snoop Dogg, Eminem, Jay-Z e o gurpo Destiny’s Child.
Nessa década houve também o aumento de musicas do gêneros hip-hop e R&B nas principais rádios de todo o mundo, aumentando o número de fãs e seguidores desse movimento.
Essa epoca foi considerada a “Era do ouro do Hip Hop”. Foi nessa época que o rapper Eminem começou a fazer sucesso.





Anos 80

Anos 80

Os anos 80 marcaram a diversificação de estilos e a ramificação do até então “gênero hip-hop”. No Studio houve grandes avanços na produção das músicas, o uso de novos “drum machines” como “Oberheim DMX” e “Roland 808” foi muito marcante nos hits dos anos 80.
Além de tudo isso, os anos 80 foram conhecidos como "THE GOLDEN AGE",  que caracterizou a diversidade, qualidade, inovação e influiência. Participaram dessa revolução os rappers e MC’s: Public Enemy, Boogie Down Productions, Eric B. & Rakim, De La Soul, A Tribe Called Quest, Gang Starr, Big Daddy Kane e Jungle Brothers.

Anos 70

Em 1970, a década em que foi criada a cultura hip hop, essa que acabou se manifestando mais para os subúrbios negros e latinos de Nova Iorque e hoje conhecidos como guetos que tinham grande pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas e infra-estrutura  e educação precárias. Os jovens que não tinham educação, família e até mesmo influências, acabavam inevitavelmente entrando em gangues que de forma violenta oprimiam todos ao seu redor. O hip hop ajudou para que muitos desses jovens escapassem desse mundo de tráfico de drogas e fossem para o caminho da música e da dança. Até mesmo hoje em dia o hip hop atua em regiões mais pobres, ajudando mais jovens a sairem do mundo do crime.

Nos anos setenta, logo após o início do hip hop, houve o aumento de “Block Parties”, festas que possuíam um DJ que tocava gêneros populares, especialmente “funk” e “soul” e também, o surgimento dos “MC’s” (Master of Ceremonies), que eram músicos da era hip hop que faziam seu proprio material, mantendo sempre a originalidade de seus projetos.

DJ Pete Jones, Eddie Cheeba, DJ Hollywood, e Love Bug Starski, foram as principais influências do hip-hop durante essa década.

Os Tipos De Dança

Há também danças do Hip Hop que incluem grande variedade de estilos como por exemplo: breaking, locking, popping e krunping. Essas dancas foram desenvolvidas em 1970 por negros e latinos americanos.

Breaking
Breaking (também conhecido como breakdance ou b - boying em alguns lugares) é um estilo de dança de rua. Antigamente, o breaking era um meio de manifestação para os jovens para não entrar em gangues de rua. Hoje em dia este tipo de danca é utilizado para recreação ou competição.





Locking
Locking (conhecido também como Campbellocking) é um estilo de dança funk e street dance, que hoje é usado também no Hip Hop. A dança tem movimentos rápidos e cada braço e mão são combinados com movimentos diferentes. Os movimentos são geralmente grandes e exagerados e muito bem sincronizados com a música.





Popping
Popping é um estilo de dança do Hip Hop e um dos estilos de dança funk original, Foi criado na California 1970. É realizado na técnica de rapidamente contrair e relaxar os músculos para causar um empurrão no corpo do dançarino. Isto é feito continuamente ao ritmo de uma música em conjunto com vários movimentos e poses.





Krunping
O Krumping, tambem chamado de Clown Dancing ou Clowning (a dança do palhaço), que mais tarde se torna um estilo de Krump, o Krump Clown, que consiste em movimentos de estilo livre e expressivos e em alguns casos, o uso de pinturas faciais.



A Moda Do Hip Hop


A moda do Hip Hop é em muitos casos roupas largas, para que os movimentos fiquem mais leves e dêem mais movimento a dança.
Também são utilizados bonés, muitas vezes virados para trás ou de lado. Na maioria das vezes, as roupas chamam muita atenção por suas peculiaridades.




O Grafite


O grafite e o hip hop tem grande relação pois, na época em que foram surgindo novas formas de desenho e pinturas, elas acabaram se espalhando para regiões em que se praticava muito o hip hop e por isso o grafite acabou se tornando um símbolo para o hip hop.

Beat Box



O Beat Box refere-se a percussão vocal do hip-hop. Consiste na arte em reproduzir sons de bateria com a voz, boca e cavidade nasal. Também envolve o canto, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e outros instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros

Ele começou nos guetos de Nova York no início da década de 80. O principal difusor da arte de imitar instrumentos com a boca foi Biz Marki, rappers das antigas que foi responsável pela divulgação do Beatbox com a música "Vapors". 




Os MC's

A sigla MC vem de mestre de cerimonias, esse nome vem de origem jaimacana e tem grande relação com o hip hop. Os MC’s eram as pessoas que organizavam festivais ou davam apresentações em público. 



Eles fazem rimas e determinam ritmos. Os MC’s passaram a ter grandes relações com os DJ’s a partir do momento em que os DJ’s começam a entrar na cultura hip hop para realizar batidas. Os MC’s são basicamente artistas e cantores que normalmente compõem e cantam material próprio. 

Eles ficaram famosos por suas rápidas respostas e improvisação.

O Hip Hop No Brasil




No Brasil, o hip hop começou a aparecer mais na região de São Paulo nas principais ruas e em 1980 começou a aparecer com mais força. Em São Paulo surgiram grandes artistas reconhecidos como : Thaide, Styllo Selvagem, Racionais MC’s, entre outros…
Esse genero foi um ótimo meio de expressão, principalmente para jovens de classes baixas.